Seguidores

terça-feira, 10 de julho de 2012

Alimentação e Nutrição!

Nutrição, saúde, são temas que estão diretamente ligados a vida. Para você trabalhar com disposição, para você desfrutar daquela viagem de férias, para você se sentir uma estrela dentro de um lindo vestido ou para você começar ainda que 2X na semana aquela malhação, você precisa estar saudável e a alimentação te ajudará nisso aí.

Bom, a alimentação saudável é aquela que é acessível, variada, não processada, harmônica em qualidade e quantidade, naturalmente colorida e seguramente higienizada. Simples assim!

O Ministério da Saúde em acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição lançou o Guia Alimentar para a População Brasileira*. O guia apresenta 10 passos para ter a alimentação saudável, então eu reuni umas informações para dividir aqui no blog, afinal, uma garota antenada está bem alimentada**.

Recomendações do Guia Alimentar:

1. Faça 3 refeições e pelo menos 2 lanches saudáveis diariamente;
2. Inclua 6 porções diárias de carboidratos na sua dieta alimentar, priorize os grãos integrais;
3. Entre as refeições e os lanches inclua 3 porções de legumes/verduras e 3 porções de frutas;
4. Valorize a combinação Arroz+Feijão;
5. Inclua 3 porções de leite/derivados e 1 porção de carne (peixe, frango, gado) sem gordura aparente, nas suas refeições;
6. Consuma no máximo 1 porção de óleo (manteiga/margarina);
7. Beba 2 litros de água entre as refeições e lanches;
8. Refrigerantes, bolos, biscoitos doces, industrializados e processados não fazem parte da regra alimentos saudáveis.

Evite:
- Ficar horas e horas de estômago vazio – olha a gastrite;
- Beliscar – faça pausa para o lanche e não coma porcarias sem perceber, a alimentação é um processo consciente;
- Excesso de gordura trans, gordura saturada e sódio – leia os rótulos de embalagens;
- Comer sempre os mesmos alimentos – varie: feijão, grão de bico, lentilhas; arroz, mandioca, batata doce, batata inglesa; maçã, laranja, kiwi; cenoura, abobrinha italiana, brócolis. Mude o cardápio e experimente novos alimentos, saber preparar uma berinjela pode deixá-la deliciosa!

**Importante você consultar um endócrino ou uma nutri antes de começar qualquer dieta, especialmente se você tem colesterol alto, hipertensão, diabetes, deseja engravidar...eu por exemplo vou no endócrino a cada 6 ou 12 meses, observar as taxinhas rsrsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho.