Seguidores

terça-feira, 24 de julho de 2012

O que você (mais) usa? Fibras Naturais ou Químicas

Todas as nossas peças de roupas, saias, camisas, casacos, roupas de cama, de banho, muitos acessórios, calçados, acessórios de cozinha (panos, capas), sofás, poltronas, banquetas... um mundo de itens que nos acompanham a vida inteira ou poucos meses, dependendo do descarte que você dá às suas peças, é produzida a partir de fibras naturais ou químicas. E o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que nada se cria nas prateleiras das lojas de departamentos e outras, nem mesmo nos sedutores períodos de liquididações quando os produtos parecem se multiplicar, é incrível perceber como pode haver tantas peças iguais numa loja...mas tem, tem milhares, todas produzidas a partir de recursos da natureza e assim menos processadas física e quimicamente ou, ou não, através de muitos processos químicos, para serem transformadas em fios, malhas, telas.

As fibras são a base de qualquer produto têxtil. Uma das classificações que pode se fazer é entre fibras naturais e não naturais, ou seja químicas.
Fonte - Imagem: http://www.forumtextil.com.br/
As fibras naturais, são encontradas na natureza e dependem de alguns processos. Isto pensando no substrato têxtil, não em coloração, que é outro processo. Estas são as fibras vegetais, minerais e animais, se originam de sementes, folhas, caules ou secreções e pelos, seus produtos são o linho, o algodão, a seda e os demais descritos na tabela acima.

As fibras químicas são produzidas de duas formas:
  • artificial - misturam materiais naturais, geralmente celulose (artificialmente regeneradas ou modificadas)  e produzem a viscose, o modal, o cupro e o acetato;
  • sintética - a partir de materiais não naturais - nafta petroquímica - oriundas da indústria química e petroquímica, produzem o poliéster, a poliamida/náilon, o acrílico e o elastano.
Agora você pode dar uma olhadinha nas etiquetas das suas roupas e perceber que tipo de produto, a partir de que tipo de processo você tem consumido, qual indústria você estimula, gerando empregos e lucros (leia-se a que extrai matérias-primas, processa, tinge, desenha as peças, confecciona e vende)...mas esse um outro papo kkkk!

Sério, só mais uma questão. Pensar conscientemente no que se está consumindo, nos impactos ambientais, sociais, culturais, políticos e financeiros não é fácil, tem gente que diz: ai...nem quero pensar nisso...calma gata, não sofre rsrsrs. Isso não é terror! Tudo é assim, tem essa mesma cadeia, o carro, o leite, o computador, o lápis etc. Quer saber de um exemplo, eu vou para o hemisfério norte em dezembro, então em junho quando visitei a família em Porto Alegre, fui dar uma olhada nos casacos de pele (o da minha avó, pra ser mais exata)...kkkk...minha mãe bem que fez em lembrar-me da possibilidade de eu tomar uma chuva de tinta, perder o casaco, ficar com frio, com vergonha e dizer pra mim mesma: Hello! Tomar conhecimento às vezes parece estranho mas, também tem seus aspectos positivos e consequências ótimas quando aceitamos mudar de opção/opinião.

Veja também Orgânico, Ecológico e Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho.